sexta-feira, 17 de junho de 2011

Colegas de trabalho difíceis! "Comofaz"?

Trabalhar com diferentes tipos de pessoas é rotina. E aprender a lidar com elas é necessário!
Saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de personalidades é fundamental à carreira.
Mas como nem todo mundo é igual, comunicar-se e relacionar-se com pessoas pode ser um desafio desgastante. Especialmente, se os colegas tiverem temperamento difícil. Vera Martins, mestre em comunicação e mercado, especialista em medicina comportamental e pesquisadora do comportamento humano, de São Paulo (SP), classifica os cinco "tipos" de comportamentos difíceis mais comuns no ambiente de trabalho: o impositivo, o dono da verdade, o dissimulado, o passivo e o "reclamão".
Normalmente os comportamentos difíceis aparecem como forma de defesa em situações nas quais a pessoa se sente ameaçada. São atitudes movidas por emoções negativas, como medo, inveja, ciúme, raiva, frustração, etc.
Pessoas com comportamentos difíceis consideram que as coisas devem ser feitas de acordo com a vontade delas e para vencer o outro agem como um trator!
São características: inflexibilidade, autoritarismo, agressividade, egoísmo, comportamento destrutivo, antipatia, oportunismo, arrogância, rigidez, egocentrismo, falta de escrúpulo, falsidade, egoísmo, negativismo, pessimismo, etc.
O autocontrole e a inteligência emocional são fundamentais para lidar com profissionais difíceis. Uma pessoa inteligente emocionalmente não é aquela que controla as suas emoções, mas aquela que controla suas ações.
Não é porque estou com raiva que tenho que agredir o outro, explica a psicóloga Lucimar Delaroli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário