segunda-feira, 20 de junho de 2011

Peneira graúda e peneira miúda! (texto em construção)

Algumas atitudes me deixam impressionada quando penso em observações e opiniões que as pessoas emitem sobre nossas vidas, sobre a vida dos outros... acho interessante que essas pessoas raramente perquirem sobre as próprias vidas. Analisando tal fato questiono-me se falta assunto, se falta espelho ou sobram tempo e futilidade!
Como diria Dante Alighieri: QUEM ÉS TU QUE QUERES JULGAR COM VISTA QUE SÓ ALCANÇA UM PALMO, COISAS QUE ESTÃO A MIL MILHAS?
Num tempo em que as reclamações sobre falta de tempo são tão comuns, pergunto-me como sobra tempo a essas pessoas para cuidarem de suas vidas e ainda tomarem conta da vida alheia! Como?
Interessante também é que são pessoas robotizadas, que mais parecem terem vindo de fábrica com um manual de instruções que determina passo a passo o que fazer em cada fase da vida. E, a bula explica para elas: "Cuidado, nada pode sair fora da ordem senão você corre o risco de ser reconhecido como diferente na multidão! E lógico, você não vai querer isso para não ser argüido sobre o porquê de suas escolhas, opiniões, decisões!"
É muito mais fácil passar numa peneira graúda, em meio a tantos bonequinhos iguais, e estar despercebido, logo não julgado e com tempo extra para julgar!
Mas há quem prefira as contrariedades da peneira miúda! Há quem prefira seguir a vida de acordo com suas próprias escolhas, desobedecendo a ordem natural das coisas, instituída pela sociedade. Há quem prefira seguir um modelo diferente do que a grande maioria considera "normal": estudar, solidificar-se na carreira, encontrar um amor, ter filhos... ou até mesmo não tê-los, porque virou moda na peneira graúda!
Sob meu ponto de vista, nada impede que se tenha relacionamento, filhos, mesmo que antes do emprego dos sonhos... A vida não é uma cartilha! Não é vogal, nem consoante!
As pessoas que por opção ou não, mudaram o curso de suas vidas em meio a robotização, são muitas vezes mais felizes que aquelas que apenas seguem padrões. Simplesmente porque suas vidas são transparentes, espontâneas e leves!
Se aos 40, ainda não estão no emprego dos sonhos, não concluiram a faculdade, mas têm um filho maravilhoso, já são abençoados por Deus! E, principalmente, se não tendo nada, iniciarão do zero e ainda têm a perspectiva de prosseguir com força e vigor na jornada da vida, têm tudo! E certamente, para essas pessoas, não sobrará tempo ocioso para "peneirar" a vida alheia!
Eu sou uma dessas pessoas que escolheram pela peneira miúda! Não estou batalhando nessa vida, aguardando aceitação de A ou B e também não me preocupo com a opinião medíocre dos mal resolvidos! Reafirmo que sobra-lhes tempo para fiscalizar a vida alheia!
Só não me venham dizer que é estranho que alguém que gostaria de ter feito Medicina aos 18, vá fazer Administração aos 39! Estranho é fazer um comentário tão raso esquecendo-se que nesse interim passaram-se 21 anos de uma vida bem vivida e batalhada!
Eu faço o que eu bem entender, principalmente, se for para o meu crescimento pessoal! Se fazer bolinhas de sabão me fizer crescer espiritual, intelectualmente, pode ter a certeza que farei!
O meu tempo corre de acordo com o meu relógio e esse relógio é regulado pelo dia a dia da minha vida!



"...Eu prefiro ser


Essa metamorfose ambulante


Do que ter aquela velha opinião



Formada sobre tudo..."

4 comentários: