domingo, 5 de julho de 2009

Eu não entendo!

Eu não entendo essas campanhas do governo que "culpam" a população pela auto medicação!
Seria de ótima valia se nosso povo tivesse um sistema de saúde adequado mas irresponsavelmente fosse passear nas drogarias (aliás, ótimo lazer) simplesmente para escolher um remedinho.
Porém não é bem assim que acontece!
Ou não temos médicos para atender na rede pública ou temos, aí tanto faz na rede pública ou privada, e muitas vezes ir ou não é irrelevante, pois teremos um diagnóstico errado.
Ouvi de uma médica há uns dias: "dê esse antibiótico pois o quadro é viral" - Opa! Antibióticos são para bactérias!
De outra escutei uma barbaridade: "não há transmissão de doença nesse repouso porque o ambiente é fechado" - Credo! Umas 20 pessoas, cada uma com quadro diferente, umas com crise renal, outras tantas com diarréia e vômito, outras com viroses já diagnosticadas! Mas, o ambiente é fechado (haha) ... talvez na rede particular não haja risco de transmissão! Será que ela aprendeu isso na faculdade?
Tem até médico que manda grávida ir para o hospital de ônibus, como foi veiculado na imprensa hoje.
Mais grave ainda, gestantes quase em trabalho de parto que são encaminhadas de um hospital a outro e acabam dando a luz a seus filhos nas calçadas de hospitais!
Presenciei o drama de uma paciente que aguardava por uma ressonância magnética, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por sofridos 18 meses... Para infelicidade desta senhora obesa, o exame não pode ser feito porque o aparelho é um pouco apertado para seu corpo. A solução foi entrar novamente na fila do SUS, com fila de espera de mais aproximadamente 18 meses para tentar fazer uma tomografia computadorizada (aparelho maior, me explicaram!) Em resumo, 36 meses = 3 anos, para ser submetida a um exame!
Em casos mais dramáticos, de tanto esperar sua vez... pode ser que um tumor maligno em fase inicial já tenha sofrido metástases durante o período de espera da consulta! Difícil, hein?
Então, vamos combinar... tá com dor de ouvido, dor de cabeça, azia, amigdalite, espere! Até conseguir um médico para prescrever... Pode ser que já esteja com uma septcemia (infecção generalizada)!
Não sou a favor da auto prescrição mas sem acesso digno ao Sistema de Saúde até quando é possível suportar uma dor?
"Só o dono da dor sabe o quanto dói!"

2 comentários: