quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os passos de uma pandemia de gripe - OMS


O evento da gripe Influenza A H1N1, popularmente chamada de gripe suína, tem chamado atenção das autoridades e da comunidade científica para evitar uma pandemia.

Diferentemente da epidemia que ocorre quando o número de casos que, de forma usual, ficam instalados constantemente num lugar ou numa população multiplicam-se rapidamente, a pandemia é uma epidemia globalizada que ultrapassa limites geográficos e populacionais espalhando-se mundialmente.

Há de se agradecer, por hora, que os vírus mais facilmente transmissíveis são pouco letais. E os mais letais são os menos contagiosos. Ainda bem, né?

No entanto, como nem tudo são flores, a gripe do momento, gripe do tipo A H1N1, a suína, é especialmente perigosa porque seu vírus passa por mutações dramáticas. E a cada cepa surge uma doença para a qual o sistema imunológico não sabe a resposta. A situação é a seguinte: se agarrar a fé em Deus, a prevençao e sorte!

OS PASSOS DE UMA PANDEMIA DE GRIPE, SEGUNDO A OMS.
FASE 1 O vírus influenza circula em animais, mas nenhum humano é infectado.
FASE 2 Algum vírus circulante em animais domesticados ou selvagens causa infecção em pessoas.
FASE 3 Começa a transmissão de pessoa para pessoa, mas em pequena quantidade e sob circunstâncias restritas.
FASE 4 A transmissão de humano para humano está mais forte: atinge uma comunidade inteira, pelo menos.
FASE 5 Contaminações de gente para gente ocorrem em mais de um país. É um forte sinal de que a pandemia está nos rondando.
FASE 6 Grandes surtos da doença acontecem em regiões distantes – em dois continentes, por exemplo. Epidemia global a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário