sábado, 22 de agosto de 2009

A importância do exercício físico!

"O exercício físico é uma parte importante em um programa de redução de ansiedade e estresse. A descarga de tensão física e emocional, que acompanha uma vigorosa sessão de exercícios, reduz direta e imediatamente a ansiedade e o estresse. Além disso, os benefícios fisiológicos a longo prazo, da prática de exercícios físicos reforçam a resistência ao estresse e promovem mudanças psicológicas benéficas.
Além de melhorar o funcionamento cardiovascular o exercício regular também reduz a ansiedade pelo aperfeiçoamento cerebral. O exercício favorece em melhor oxigenação e circulação para o cérebro e para os nervos, pois desobstrui e dilata os vasos sangüíneos do corpo e do cérebro. Assim, mais nutrientes podem fluir para a execução das funções cerebrais e mais produtos tóxicos podem ser removidos do cérebro.
O exercício regular não só induz progressos funcionais no cérebro mas também altera de forma surpreendente a própria química cerebral de um modo muito positivo, através das endorfinas beta. Estas substâncias, além de possuírem efeito sedativo para a dor, apresentam um efeito espetacular sobre a disposição e o ânimo.
Muitas pessoas transformam a prática de exercícios físicos em um bom hábito. E isso é muito positivo, pois substituem conscientemente, pelo exercício, os modos mais prejudiciais como lidavam com o estresse no passado, como abusar de álcool, comer em excesso ou adotar um comportamento agressivo."

(Extraído do Livro Mentes com medo, da psiquiatra Ana Beatriz B. Silva - UFRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário